CARNE OU PEIXE?
A PECUÁRIA (ATIVIDADE QUE ENVOLVE A CRIAÇÃO DE ANIMAIS) UTILIZA CERCA DE 92% DOS 2,5% DE ÁGUA POTÁVEL AINDA EXISTENTES PARA CONSUMO. É ESTIMADO QUE 35%-40% DAS EMISSÕES DE GÁS METANO SEJAM CAUSADAS PELA PECUÁRIA.
E AGORA? CARNE OU PEIXE?
NENHUM... NA SUSTENTA.NOS QUEREMOS DAR-TE UMA PERSPETIVA ALTERNATIVA ÁQUILO QUE ESTÁS HABITUADO A CONSUMIR. QUEREMOS INCENTIVAR-TE A REDUZIR O CONSUMO DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL.
REDUZIR NÃO SIGNIFICA EXCLUIR DE TODO. NO ENTANTO, VAMOS DAR PRIMAZIA A RECEITAS COM ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL PARA TE AJUDAR A FAZER ESTA MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃO.
ANTES DE PASSARMOS ÀS RECEITAS, QUEREMOS CERTIFICAR-NOS QUE TENS AS INFORMAÇÕES CORRETAS E QUE NÃO TE GUIAS PELOS MITOS QUE MUITAS VEZES INCIDEM SOBRE ESTE TIPO DE ALIMENTAÇÃO.
MITO VS VERDADE
1. COMIDA DE ORIGEM VEGETAL NÃO TEM PROTEÍNA SUFICIENTE
NUMA ALIMENTAÇÃO DE BASE VEGETAL É FÁCIL ATINGIRMOS O NÍVEL DE PROTEÍNAS SUFICIENTES SE INGERIRMOS OS ALIMENTOS CORRETOS. CEREAIS INTEGRAIS E LEGUMINOSAS SÃO OS PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE DEVEM ESTAR NA TUA LISTA PARA NÃO PERDERES PROTEÍNA.
2. COMER VEGETARIANO/VEGAN É MAIS CARO
A ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA/VEGAN NÃO É MAIS CARA QUE A ALIMENTAÇÃO TRADICIONAL QUE INCLUI ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL. OS ALTERNATIVOS À CARNE CUSTAM ENTRE 2€-3€ E ESTES ALIMENTOS NÃO TÊM NECESSARIAMENTE DE ESTAR NA BASE DA ALIMENTAÇÃO. ATUALMENTE, O CONSUMO DE ALTERNATIVOS À CARNE TEM EVOLUÍDO DE TAL FORMA QUE TEMOS DIVERSAS OPÇÕES, O QUE TRADUZ UMA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DOS PREÇOS PRATICADOS.
3. AS REFEIÇÕES DE ORIGEM VEGETAL SÃO MONÓTONAS E REPETITIVAS
ESTAS REFEIÇÕES RARAMENTE SÃO MONÓTONAS DEVIDO À DIVERSIDADE DE ALIMENTOS VEGETAIS EXISTENTE, DESTA FORMA A ALIMENTAÇÃO VEGAN/VEGETARIANA PODE SER BASTANTE DIVERSIFICADA.
RECEITAS
AGORA QUE JÁ TENS A INFORMAÇÃO TODA, VAMOS MOSTRAR-TE 2 RECEITAS-EXEMPLO DO QUE PODES FAZER EM CASA:
SOJA HIDRATADA* - PASSAR A SOJA POR ÁGUA FRIA E DE SEGUIDA COLOCAR NUM TACHO AO LUME DURANTE 5 MINUTOS, ESCORRER E ESTÁ PRONTA A SER USADA.
ATRAVÉS DA NOSSA PÁGINA DE INSTAGRAM PODES VERIFICAR TODAS AS RECEITAS FÁCEIS E DELICIOSAS QUE PODES FAZER.
HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO:
INGREDIENTES:
200G GRÃO BICO
3 COLHERES DE SOPA DE FARINHA DE AVEIA
2 OVOS
1 CEBOLA
1 DENTE DE ALHO
1 COLHER DE SOPA DE FARINHA DE CENTEIO
TEMPEROS A GOSTO (PIMENTA, ORÉGÃOS, ETC.)
1 COLHER DE SOPA DE AZEITE
1 COLHER DE CHÁ DE MOLHO DE SOJA
1 PITADA DE SAL
PREPARAÇÃO:
BATER OS OVOS; EM SEGUIDA, PICAR A CEBOLA E O ALHO;
NO LIQUIDIFICADOR COLOCAR O GRÃO DE BICO, OVOS, CEBOLA, ALHO, OS TEMPEROS, SAL, AZEITE E MOLHO DE SOJA;
TRITURAR TUDO ATÉ GANHAR UMA TEXTURA HOMOGÉNEA; COLOCAR TUDO NUMA TAÇA E JUNTAR AS DUAS FARINHAS ATÉ OBTER UMA MASSA CONSISTENTE; LEVAR 20 MINUTOS AO FRIGORÍFICO;
MOLDAR E FRITAR.
LASANHA DE COURGETE E SOJA
INGREDIENTES:
2 COURGETES
100G SOJA FINA
SAL
TEMPEROS A GOSTO (PIRI-PIRI, PIMENTA, ORÉGÃOS)
1 DENTE DE ALHO
AZEITE
POLPA DE TOMATE
QUEIJO MOZZARELLA RALADO
PREPARAÇÃO:
NUM TACHO AO LUME COLOCAR AZEITE E O DENTE DE ALHO; QUANDO ALOURAR COLOCAR A SOJA HIDRATADA* E TEMPERAR COM SAL E TEMPEROS A GOSTO; CORTAR AS DUAS COURGETES EM FATIAS MUITO FINAS; QUANDO A SOJA ESTIVER COZINHADA, TIRAR DO LUME E NUM TABULEIRO COLOCAR AS FATIAS DE COURGETE EM PARES A FORMAR UM QUADRADO NO MEIO; RECHEAR COM SOJA E FECHAR O QUADRADO COM AS PONTAS DA COURGETE; COLOCAR POLPA DE TOMATE POR CIMA E FINALIZAR COM O QUEIJO RALADO; LEVAR AO FORNO A 210ºC DURANTE 20 MINUTOS.