top of page

CARNE OU PEIXE?

A PECUÁRIA (ATIVIDADE QUE ENVOLVE A CRIAÇÃO DE ANIMAIS) UTILIZA CERCA DE 92% DOS 2,5% DE ÁGUA POTÁVEL AINDA EXISTENTES PARA CONSUMO. É ESTIMADO QUE 35%-40% DAS EMISSÕES DE GÁS METANO SEJAM CAUSADAS PELA PECUÁRIA. 

E AGORA? CARNE OU PEIXE?

​

NENHUM... NA SUSTENTA.NOS QUEREMOS DAR-TE UMA PERSPETIVA ALTERNATIVA ÁQUILO QUE ESTÁS HABITUADO A CONSUMIR. QUEREMOS INCENTIVAR-TE A REDUZIR O CONSUMO DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL. 

​

REDUZIR NÃO SIGNIFICA EXCLUIR DE TODO. NO ENTANTO, VAMOS DAR PRIMAZIA A RECEITAS COM ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL PARA TE AJUDAR A FAZER ESTA MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃO. 

ANTES DE PASSARMOS ÀS RECEITAS, QUEREMOS CERTIFICAR-NOS QUE TENS AS INFORMAÇÕES CORRETAS E QUE NÃO TE GUIAS PELOS MITOS QUE MUITAS VEZES INCIDEM SOBRE ESTE TIPO DE ALIMENTAÇÃO.

​

​

MITO VS VERDADE 

​

​

1. COMIDA DE ORIGEM VEGETAL NÃO TEM PROTEÍNA SUFICIENTE  

​

NUMA ALIMENTAÇÃO DE BASE VEGETAL É FÁCIL ATINGIRMOS O NÍVEL DE PROTEÍNAS SUFICIENTES SE INGERIRMOS OS ALIMENTOS CORRETOS. CEREAIS INTEGRAIS E LEGUMINOSAS SÃO OS PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE DEVEM ESTAR NA TUA LISTA PARA NÃO PERDERES PROTEÍNA. 

​

​

2. COMER VEGETARIANO/VEGAN É MAIS CARO

​

A ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA/VEGAN NÃO É MAIS CARA QUE A ALIMENTAÇÃO TRADICIONAL QUE INCLUI ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL. OS ALTERNATIVOS À CARNE CUSTAM ENTRE 2€-3€ E ESTES ALIMENTOS NÃO TÊM NECESSARIAMENTE DE ESTAR NA BASE DA ALIMENTAÇÃO. ATUALMENTE, O CONSUMO DE ALTERNATIVOS À CARNE TEM EVOLUÍDO DE TAL FORMA QUE TEMOS DIVERSAS OPÇÕES, O QUE TRADUZ UMA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DOS PREÇOS PRATICADOS.

​

​

3. AS REFEIÇÕES DE ORIGEM VEGETAL SÃO MONÓTONAS E REPETITIVAS 

​

ESTAS REFEIÇÕES RARAMENTE SÃO MONÓTONAS DEVIDO À DIVERSIDADE DE ALIMENTOS VEGETAIS EXISTENTE, DESTA FORMA A ALIMENTAÇÃO VEGAN/VEGETARIANA PODE SER BASTANTE DIVERSIFICADA. 

​

​

​

RECEITAS 

​

AGORA QUE JÁ TENS A INFORMAÇÃO TODA, VAMOS MOSTRAR-TE 2 RECEITAS-EXEMPLO DO QUE PODES FAZER EM CASA:

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

SOJA HIDRATADA* - PASSAR A SOJA POR ÁGUA FRIA E DE SEGUIDA COLOCAR NUM TACHO AO LUME DURANTE 5 MINUTOS, ESCORRER E ESTÁ PRONTA A SER USADA. 

​

​

​

​

ATRAVÉS DA NOSSA PÁGINA DE INSTAGRAM PODES VERIFICAR TODAS AS RECEITAS FÁCEIS E DELICIOSAS QUE PODES FAZER.

​

​

​

​

HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO:

INGREDIENTES: 

 

200G GRÃO BICO

3 COLHERES DE SOPA DE FARINHA DE AVEIA 

2 OVOS 

1 CEBOLA

1 DENTE DE ALHO 

1 COLHER DE SOPA DE FARINHA DE CENTEIO 

TEMPEROS A GOSTO (PIMENTA, ORÉGÃOS, ETC.)

1 COLHER DE SOPA DE AZEITE 

1 COLHER DE CHÁ DE MOLHO DE SOJA 

1 PITADA DE SAL 

 

 

PREPARAÇÃO:

 

BATER OS OVOS; EM SEGUIDA, PICAR A CEBOLA E O ALHO; 

NO LIQUIDIFICADOR COLOCAR O GRÃO DE BICO, OVOS, CEBOLA, ALHO, OS TEMPEROS, SAL, AZEITE E MOLHO DE SOJA; 

TRITURAR TUDO ATÉ GANHAR UMA TEXTURA HOMOGÉNEA; COLOCAR TUDO NUMA TAÇA E JUNTAR AS DUAS FARINHAS ATÉ OBTER UMA MASSA CONSISTENTE; LEVAR 20 MINUTOS AO FRIGORÍFICO;

MOLDAR E FRITAR.

​

LASANHA DE COURGETE E SOJA

INGREDIENTES: 

 

2 COURGETES 

100G SOJA FINA

SAL

TEMPEROS A GOSTO (PIRI-PIRI, PIMENTA, ORÉGÃOS)

1 DENTE DE ALHO 

AZEITE 

POLPA DE TOMATE 

QUEIJO MOZZARELLA RALADO

​

 

PREPARAÇÃO:

 

NUM TACHO AO LUME COLOCAR AZEITE E O DENTE DE ALHO; QUANDO ALOURAR COLOCAR A SOJA HIDRATADA* E TEMPERAR COM SAL E TEMPEROS A GOSTO; CORTAR AS DUAS COURGETES EM FATIAS MUITO FINAS; QUANDO A SOJA ESTIVER COZINHADA, TIRAR DO LUME E NUM TABULEIRO COLOCAR AS FATIAS DE COURGETE EM PARES A FORMAR UM QUADRADO NO MEIO; RECHEAR COM SOJA E FECHAR O QUADRADO COM AS PONTAS DA COURGETE; COLOCAR POLPA DE TOMATE POR CIMA E FINALIZAR COM O QUEIJO RALADO; LEVAR AO FORNO A 210ºC DURANTE 20 MINUTOS.

​

  • Instagram
bottom of page