top of page
Foto do escritorLuís Vieira

Centro de Portugal com iniciativas sustentáveis

Várias entidades da região Centro de Portugal estão a investir em políticas ambientais sustentáveis com a aposta na inovação tecnológica nas energias renováveis.


No Médio Tejo, a energia eólica tem sido muito utilizada em Mação, que é um dos concelhos mais procurados para a instalação de empresas que trabalham com energia eólica, bem como o hidrogénio, que está a ser testado como uma fonte de energia limpa e renovável pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e que pretendem utilizar em transportes públicos, na promoção da mobilidade suave e no cicloturismo.


No distrito de Castelo Branco, Idanha-a-Nova é a primeira bio-região em Portugal, que privilegia o respeito pelo ambiente e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento sustentável do territórios e também a criação do “Green Valley Food Lab” que já conquistou vários prémios internacionais graças às suas inovações ambientais.


No Fundão, também existem várias iniciativas sustentáveis, com a Aldeia Histórica de Castelo Novo, que recebeu o prémio Biosphere Responsable Tourism em 2018 e também o Natura Glamping que promove o respeito e a proximidade com a natureza.

Em Fornos de Algodres, projetos pretendem criar empregos sustentáveis através de iniciativas empresariais que se foca no desenvolvimento rural sustentável, na agricultura regenerativa e na construção ecológica.


A empresa OLI é uma empresa da cidade de Aveiro que conseguiu poupar 105 mil euros com a utilização de energia solar fotovoltaica.


Na praia de São Pedro de Moel estão a ser construídas ao largo da costa para potenciar o desenvolvimento tecnológico e a comercialização da energia marítima.


Muitas outras regiões do centro do país estão a potencializar a utilização de energias renováveis e a criação de várias iniciativas para a mobilização e criação de um futuro mais sustentável.




2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page