O relatório de 2020 da iniciativa “Break Free From Plastic” regista as dez marcas que mais plásticos poluem em todo o mundo.
Depois de serem consideradas as maiores marcas poluidoras de plástico no mundo pelo terceiro ano consecutivo, a Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé foram acusadas de “progresso zero” no que diz respeito à redução de resíduos de plástico.
A auditoria anual da organização “Break Free From Plastic”, realizada por 15 mil voluntários em todo o mundo, identifica o maior número de produtos plásticos de marcas globais encontrados. Este ano, foram registados 346.494 resíduos plásticos, sendo que 63% tinham a marca de algum produto de consumo.
A Coca-Cola foi a marca mais poluidora de plástico de todo o mundo. Ao todo, foram encontradas 13.834 peças da marca descartadas em praias, rios, parques e outros locais de lixo de 51 países. Da PepsiCo, foram encontrados 5.155 produtos de plástico em 43 países, enquanto que a Nestlé somou 8.633 artigos de plástico encontrados em 37 países.
Emma Priestland, coordenadora da campanha global do “Break Free From Plastic” acredita que a única maneira de travar o aumento do plástico é interromper a sua produção, eliminando o seu uso único e implementando sistemas de reutilização. Segundo a mesma, “a Coca-Cola, a PepsiCo e a Nestlé devem liderar o caminho de forma a encontrar soluções reais para reinventar a forma como entregam os seus produtos”.
Fontes:
コメント