top of page
Foto do escritorMathilde Amaral

Covid-19: um mal para a humanidade, um bem para o ambiente?

Além de todos os efeitos negativos que provocou, a pandemia de Covid-19 acabou por ter alguns efeitos positivos, principalmente no ambiente e na luta contra a poluição.

Tal como revelado pelos dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a Covid-19 fez com que haja uma diminuição da produção como também das deslocações. Além disso, foram reduzidas as emissões graças a alteração do tipo de consumo, o que permitiu uma melhoria a nível da qualidade do ar com um nível de dióxido de azote muito mais baixo.


Veneza com os canais limpos após inicio da pandemia. Foto: ANDREA PATTARO/ AFP

O INE destacou cinco pontos principais que mostram os benefícios que a pandemia trouxe para o ambiente. Houve uma grande diminuição das emissões de queima de combustíveis fosseis (21,9%), tal como no consumo de energia, 3,8% na eletricidade e 9,4% no gás natural. A grande causa para esta diminuição foi a redução das deslocações: o transporte aéreo foi quase nulo numa parte do ano e as famílias, devido ao confinamento, não utilizaram tanto o seu veículo, e consequentemente, não usaram tanto combustível.

Além disso, segundo o INE, o abrandamento da atividade económica seja eu ligada ao comercio, alojamento ou restauração levou a uma diminuição das emissões provenientes da queima de combustíveis de 4,2%.

As famílias também reduziram a procura de outro tipo de produtos que ao sejam bens essenciais como também a quantidade dos resíduos sectórias. Com a impossibilidade de passear ou viajar, os bens que as famílias procuraram foram os de primeiras necessidades tais como os bens alimentares. Porém, isso fez com que haja um aumento das emissões de queima de combustíveis dos sectores da agricultura, floresta e pescas (mais 10,1%). Houve também um aumento dos resíduos urbanos, mas as famílias tiveram mais cuidados, e a recolha seletiva em ecoponto aumentou em 12,9%.


Fontes:



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page