O Estrela Geopark vai ter, no próximo ano, uma rota pedestre e ciclável com 760 km. Este projeto consiste num conjunto de percursos pedestres e cicláveis que permitem descobrir quase 80 dos geossítios da Serra da Estrela.
Esta rota está estudada numa lógica de visitação independente e complementar, explicou a Associação Geopark Estrela, “tem vindo a ser pensada de modo, a que sempre que possível, possa estruturar os diversos trilhos de percursos pedestres que proliferam, de forma fragmentada e de âmbito municipal, pelo território”.
O Geopark reconhecido pela UNESCO no verão passado, integra, quase, na totalidade os nove municípios que estão em torno da Serra da Estrela. A Grande Rota do Estrela Geopark irá interligar-se com outras duas Rotas da região: a Grande Rota do Zêzere (GR33) e a Rota das Aldeias Históricas (GR32) e com o traçado dos Caminhos de Santiago.
A Associação Geopark Estrela anunciou que o início da implementação do projeto já começou e que a conclusão deste projeto está prevista para o outono do próximo ano.
O Geopark Estrela veio assim juntar-se, em Portugal, ao Arouca Geopark, ao Terras de Cavaleiros UNESCO Global Geopark, Açores Geopark, e ao Naturtejo.
Fontes :
Comments