top of page
Foto do escritorCarolina Salgado

Investigadores reaproveitam máscaras para fazerem estradas

A revista Science of The Total Environment publicou um estudo onde divulga que as máscaras faciais descartáveis, depois da sua utilização, podem ser usadas para construir estradas mais baratas.

Os investigadores da RMIT University em Melbourne, Austrália, desenvolveram um novo material que incorpora as máscaras descartáveis trituradas com o cimento reciclado (RCA), uma substância construída de resíduos de edifícios demolidos.

De acordo com Jie Li, professor e autor principal, os resultados das experiências da equipa mostram como o uso de agregado de cimento reciclado com máscaras descartáveis trituradas pode encaminhar a estradas mais duradouras, uma vez que a composição das máscaras é plástico, não se degrada facilmente.

Jie Li afirma que o custo de construção e manutenção de estradas seria também mais reduzido: “O uso de máscaras faciais com agregado de cimento reciclado como material alternativo não apenas reduziria os resíduos gerados pela pandemia e a necessidade de materiais virgens, mas também reduziria os custos de construção em cerca de 30%”.

A ONU constata que as máscaras de uso único causam um desperdício significativo e despertou que 75% acabarão em aterros ou no oceano.


Foto: Greensavers


Fontes:



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page