Cerca de 210 espécies de peixe são comercializadas e consumidas por seres humanos. Um estudo desenvolvido pelo ecologista Elliott Hazen, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), examinou como os peixes marinhos, incluindo as espécies consumidas por humanos, estão a consumir partículas de plástico de todos os tamanhos.
Até ao momento, registaram-se 386 espécies marinhas que consomem partículas de plástico, sendo que 210 são comercializadas. Verifica-se também que, graças à melhoria nos métodos de deteção de microplásticos e ao aumento da poluição dos oceanos, o número de peixes que consomem plástico aumenta cada vez mais.
A investigação mostra que “os peixes marinhos estão a ingerir plástico em todo o mundo”. A investigação foi realizada em 555 espécies de peixe, sendo que “mais de dois terços dessas espécies tinham ingerido plástico”. Estima-se, então, que a ingestão de plástico seja ainda mais elevada do que os cientistas tinham inicialmente previsto.
É de relembrar que milhões de microplásticos flutuam nos oceanos de todo o mundo, desde as águas superficiais aos oceanos mais profundos. Derivam de plásticos maiores, como sacos de compras ou embalagens de alimentos, sendo desfeitas e consumidas, intencionalmente, por centenas de peixes.
Fontes:
Estudo oficial: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/gcb.15533
Comments