Entre abril e novembro, estão abertas as candidaturas para a apresentação de projetos ao abrigo do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”. A iniciativa é promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O projeto promove práticas “no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas”, partindo da sensibilização da população e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes ambientais.
São vários os objetivos apresentados no website do programa. Entre a “monitorização de espécies animais e vegetais em risco”, a “sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água”, passando pela “limpeza e manutenção de parques de lazer” até às “atividades de reflorestação”, entre outras.
Os candidatos podem ser Entidades do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas, Entidades do Registo das Organizações de Produtores Florestais, Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Para mais informações, pode consultar o site do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Fontes:
Kommentare