top of page
Foto do escritorCarolina Salgado

Covilhã lidera projeto regional para valorização do rio Zêzere

Com o objetivo de valorizar e preservar o rio Zêzere como património natural e identitário a Câmara da Covilhã lidera o projeto “Este Zêzere que nos Une”.


Fonte: Jornal o Interior

Com uma garantia de comparticipação financeira de 300 mil euros do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), esta iniciativa foi aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e terá uma parceria com as autarquias de Belmonte, Fundão e Manteigas. O projeto terá como base um programa cultural em rede, tendo em conta o património natural da Grande Rota do Zêzere (GRZ).

Além de valorizar e preservar o rio, através do programa “As Artes em Diálogo com o Zêzere”, este projeto tem como objetivo potenciar o território como destino turístico sustentável, incluindo a promoção do trabalho artístico e cultural com a realização de espetáculos das diferentes artes performativas.

As questões ambientais e a poluição são um fator de preocupação para este projeto. Assim, “O Zêzere, os Plásticos e as Artes Plásticas” é outra atividade desenvolvida, que reutiliza lixo recolhido no rio ou nas zonas envolventes dos municípios para a criação de uma residência artística.

Para os mais ligados à arte da fotografia, haverá “O Zêzere em Fotografia” que constará na contratação de fotógrafos para participarem em projetos sobre o rio. Esses trabalhos serão impressos e colocados ao longo da GRZ.

Este projeto, caso o estado da pandemia se mantenha, terá uma execução de janeiro de 2021 a junho de 2022. A candidatura permitirá “um grande projeto regional de promoção e desenvolvimento do património natural e cultural”, afirma o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.

Para o autarca, a iniciativa é importante por ter como objetivos “criar condições para a recuperação económica e social, permitindo aos agentes culturais retomar a sua atividade, bem como dinamizar o património natural e identitário ligado ao rio Zêzere, potenciar o território como destino turístico sustentável, a nível nacional e internacional e agregar uma estratégia cultural e turística intermunicipal, que garanta o acesso à cultura para todos os cidadãos”.

Com origem na Serra da Estrela, o rio Zêzere atravessa os concelhos de Manteigas, Belmonte, Covilhã e Fundão.


Fontes:



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page