Segundo o estudo “Conhecer os desafios ajuda a encontrar o caminho? Portugal: Desafios para 2021”, a sustentabilidade é um dos principais temas para este ano. A consultora EY, responsável por realizar este estudo, explica que a transição climática, os renováveis e o hidrogénio são alguns dos conceitos mais analisados ao longo do relatório.
Ao Jornal Eco, João Alves, country managing partner da EY Portugal, explicou que “emerge uma tendência cada vez mais segura: fenómenos globais como as alterações climáticas e uma postura mais atenta das novas gerações estão a traduzir-se numa reorientação das prioridades dos investidores, tornando cada vez mais importante a adoção de estratégias de criação de valor a longo prazo, que atendem às necessidades de todos os stakeholders”.
O relatório explica que a pandemia da covid-19 veio “evidenciar as ligações de interdependência entre a biodiversidade, as alterações climáticas, a sustentabilidade, o bem-estar individual, a saúde pública e a economia, de tal forma que temos vindo a repensar os nossos comportamentos”.
“Este despertar de consciência estende-se à forma como comemos, como nos vestimos, trabalhamos, viajamos ou nos mantemos saudáveis. 2021 transformará aquilo que é hoje uma necessidade — a procura pelo bem-estar — num estilo de vida mainstream”, conclui João Alves.
Podes consultar o estudo completo aqui
Fontes:
Commentaires