top of page
sustentanos2020

Perigo de extinção... ainda um problema?

A vida selvagem caracteriza-se pela sua autonomia e capacidade de sobreviver e procriar de forma livre na natureza. Como todos sabemos, o perigo de extinção é uma problemática que, ainda hoje, continua a estar em voga no que toca à temática animal. Cada um de nós tem o seu papel e, como tal, tem também o dever de proteger estas espécies que acabam por ter a sua vida ameaçada.

Existem muitos animais que nunca mais voltaremos a ver, abaixo vamos mostrar três exemplos de fauna que outrora fizeram parte do nosso mundo e que agora, devido a todos os problemas ambientais, deixaram de existir.



1 - Golfinho Baiji

Declarado extinto em 2006. Fonte: O Globo

2 - Foca-Monge-das-Caraíbas

Último avistamento em 1952. Fonte: BBC

3- Colobus vermelho de Zanzibar

Extinto desde 2000. Fonte: Freepik

Estes exemplos apresentados foram "expulsos" do seu habitat devido à negligência humana. Enquanto comunidade, queremos dar oportunidade a todos os nossos leitores de ajudarem nesta causa e salvarem a vida de outros tantos animais que correm perigo de extinção.


Como ajudar? Aqui seguem algumas petições e dicas para participar nesta batalha.


Petições:

  1. Sea Life - tem várias campanhas de sensibilização bem como opções de doação monetária;

  2. Fim da caça à raposa em Portugal - petição para terminar com a caça à raposa em Portugal;

  3. WWF - petição para o fim da poluição plástica nos oceanos;

Dicas:

  1. Divulgar - ao partilhar informações na redes sociais, permite que mais pessoas estejam a par da problemática, criando tráfego e dando mais visibilidade ao conteúdo para que chegue a entidades hierarquicamente mais elevadas.

  2. Comprar com responsabilidade - ao comprar produtos "animal cruelty free", faz com que o comércio e tráfico de animais selvagens deixe de ser lucrativo.

  3. Doar - doações a associações/organizações, a reservas naturais locais ou até visitar jardins zoológicos ajuda a manter as áreas vitais de conservação.

  4. Adotar - existem várias opções de adoção.. seja de lugares selvagens ou de animais selvagens, todas elas contribuem para a conservação da vida selvagem, financiando organizações que lutam pela sobrevivência destes animais e lugares.

  5. Ser voluntário - mesmo sem opção monetária, todos conseguimos ajudar nem que seja ao oferecer algum do nosso tempo! As organizações e até os jardins zoológicos oferecem à comunidade programas de voluntariado (limpeza de praias, instrução de visitantes, resgate de animais).

  6. Não atirar lixo para o chão - o lixo, sendo nocivo, acaba por prejudicar os nossos animais, podendo matá-los... para além dos animais, o lixo também polui os recursos naturais.


No entanto, nem tudo é mau e nos últimos anos, foi possível retirar alguns animais da lista de perigo de extinção e permitir que vivam no seu habitat natural.


Rinoceronte branco do sul

Fonte: Pixabay

Panda gigante

Fonte: The conservation

Oryx Árabe

Fonte: Charles James Sharp

Lobo Cinzento

Fonte: Spirit Hoods

Todos fazemos parte do mundo e nós, enquanto comunidade consciente, temos o dever de salvaguardar e permitir que todos os seres vivos e lugares selvagens possam dar continuidade à sua espécie. Em conjunto, todos equilibramos o ecossistema e permitimos que tudo à nossa volta se mantenha no seu ciclo normal! Há espaço para todos, temos apenas de saber respeitar os que nos rodeiam.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page